
NOSSA HISTÓRIA, DESDE 1842
TUDO COMEÇOU QUANDO…
No início do século XIX, reuniões eram realizadas em Londres e na Escócia para discutir o que deveria ser feito para alcançar o povo judeu com o evangelho. Como os que se reuniam levavam a Palavra de Deus a sério, reconheceram que o povo judeu precisava ouvir o evangelho e ser salvo.
Como resultado, uma reunião foi realizada na Igreja Escocesa Nacional (National Scotch Church), em Regent Square, Londres, no dia 7 de novembro de 1842 para formar a Sociedade Britânica para a Propagação do Evangelho entre os Judeus (British Society for the Propagation of the Gospel among the Jews). Entre os presentes estava o famoso pregador escocês Robert Murray M’Cheyne e foi acertada a cooperação com a Missão aos Judeus da Igreja da Inglaterra (Church of Scotland’s Mission to the Jews). A associação mais tarde se tornou a Associação Internacional para a Evangelização dos Judeus (International Society for the Evangelisation of the Jews).
Em 1879 uma agência para o trabalho do evangelho entre os judeus conduzida por Hebreus Cristãos começou um trabalho no distrito de Barbican, o qual em 1891 se tornou a Missão de Barbican para os Judeus (Barbican Mission to the Jews).
Ambas as associações se expandiram rapidamente pelo continente europeu, particularmente na Polônia Oriental, onde muitos do povo judeu responderam positivamente ao evangelho.
O trabalho também foi pioneiro no Oriente Médio, Ioguslávia e Tchecoslováquia. No período de quinze anos, William Wingate, um missionário pioneiro ao povo judeu de Budapeste, pode dizer:
“Hebreus Cristãos estão por todo lugar. Todo tipo da sociedade judaica contribui: professores universitários, advogados, médicos, homens letrados, músicos, artistas, comerciantes, mecânicos, pobres e ricos, são vivificados pelo Espírito de toda graça, convencidos de seus pecados e culpa. Estão aos pés de Jesus, e capazes de dizer com todo outro cristão: ‘temos redenção através do expiatório sangue de Jesus, com o perdão de nossos pecados’.”
COMPARTILHANDO A LUZ EM TEMPOS TENEBROSOS E ALÉM
A Segunda Guerra Mundial com seu terrível genocídio de seis milhões de judeus sob o regime nazista, levou o trabalho na Europa à uma pausa. Entretanto, através dos esforços do Rev. I.E. Davidson, muitas crianças judias foram resgatadas da morte certa para serem levadas, com permissão dos pais, para a Inglaterra (foto acima). Muitas vieram a conhecer o Salvador e algumas chegaram a servir como ministros e missionários tempo integral. O trabalho das missões judaicas, fechado na Europa pela Guerra, então começou a se desenvolver em outros países.
Apesar do massivo deslocamento judaico e do assassinato de milhões de judeus no Holocausto, o trabalho das duas associações continuou no pós-guerra.
A convicção que o povo judeu precisa ouvir as Boas Novas de Jesus foi a força motora por trás do contínuo trabalho e é a mesma coisa que nos motiva até o dia de hoje.
Em 1976, as duas associações se uniram para formar a Testemunho Cristão a Israel (Christian Witness to Israel). Desde aquela época, edificando a fundação lançada por aqueles que vieram antes de nós, nosso ministério tem continuado a alcançar o povo judeu no Reino Unido, França, Holanda, Hungria, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Israel.
Esta próxima época nos leva a assumir o novo nome, com um foco mais claro –
Missão Internacional ao Povo Judeu, chegando também ao Brasil.
