
O QUE ACREDITAMOS
NOSSAS CRENÇAS
As Santas Escrituras, como ensinadas pelas igrejas Protestantes, e que pode ser brevemente resumido da seguinte forma:
SOMENTE PELA GRAÇA
O único exercício da graça do triúno Deus na salvação pela fé.
SOMENTE PELA FÉ
A única suficiência da fé em nossa união com Cristo e para a participação em todos os benefícios da redenção.
SOMENTE PELAS ESCRITURAS
A única autoridade da Palavra de Deus ser a única regra de fé e vida.
UM RESUMO DO QUE CREMOS E ENSINAMOS:
-
Cremos e ensinamos que o Criador é um Deus em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que é o Deus da aliança com Abrahão, Isaac e Jacó.
-
Cremos e ensinamos que Deus criou todas as pessoas em sua própria imagem. Pela desobediência deliberada contra Deus os seres humanos caíram em pecado e miséria, no qual todos nascemos. Portanto tanto judeus quanto gentios estão sob a condenação de Deus, sujeitos ao mal e à morte eterna; dos quais não podemos ser livres exceto através da graça imerecida de Deus nosso Senhor.
-
Cremos e ensinamos que Deus não abandonou o mundo para perecer em seu próprio pecado, mas por seu grande amor, decidiu libertar uma inumerável multidão de judeus e gentios de seus pecados e miséria, e deles novamente construir seu reino de aliança e justiça.
-
Cremos e ensinamos que Deus redimiu seu povo através do prometido Messias, Jesus nosso Senhor, que embora foi e continua para sempre a ser o eterno Filho de Deus, nasceu da linhagem de David, nascido sob a lei, e que pode redimir aqueles que estão debaixo da lei. Ele suportou a pena devida por nossos pecados e cumpriu a obediência devida a Deus, cumprindo o caminho da salvação revelado a Israel na lei de Moisés e nos profetas, e agora apresenta os crentes a seu Pau, para louvor da glória de sua graça.
-
Cremos e ensinamos que Jesus o Messias nosso Redentor, morreu, ressuscitou, e ascendeu aos céus, onde está sentado à destra do Pai Todo Poderoso, governando o reino de Deus como o rei ungido de Deus, e todas as coisas no céu e na terra.
-
Cremos e ensinamos que a redenção realizada por nosso Senhor Jesus o Messias é aplicada a todo o seu povo pelo Espírito Santo e recebida pela fé. O Espírito nos é concedido para que possamos fazer as boas obras que Deus preparou para nós realizarmos. A vida no Messias Jesus não acarreta a perda da identidade nacional ou das características culturais que não conflitam com o evangelho.
-
Cremos e ensinamos que Deus tem um povo redimido no mundo, sua Igreja, seu povo da Nova Aliança. Composta de judeus e gentios crentes. Ele a dotou com o ministério da Palavra e suas santas ordenanças, para que o Evangelho possa ser conhecido no mundo.
-
Cremos e ensinamos que por causa das promessas feitas a Abrahão, Israel permanece como um povo da aliança, apesar de sua desobediência e da obsolescência da aliança mosaica. Os dons e o chamado de Deus não são retirados, tendo a esperança de salvação tanto de um remanescente como de uma plenitude de Israel.
-
Cremos e ensinamos que Jesus o Messias virá uma segunda vez em glória, para julgar o mundo. Todos os que morreram no Messias serão feitos perfeitos em santidade e irão para o lar com o Senhor; todos os que não morreram no Messias permanecerão conscientemente sob a justa e eterna ira de Deus.
